Institucional

Logo Mebrafe 40 Anos

Fundada em abril de 1981, a Mebrafe está situada na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, segundo polo metalmecânico em importância do Brasil. Iniciou suas atividades em um pavilhão de 800 m², contanto com um quadro de funcionários de 12 pessoas. Devido as circunstâncias que se apresentaram na época, a Mebrafe começou a trabalhar fornecendo equipamentos de refrigeração para as indústrias de bebidas refrigerantes, no Brasil e países da América Latina. Esse fato se deu devido ao grande conhecimento de um dos seus sócios por este ramo.

Durante a década de 80, com a experiência adquirida na Argentina por um dos sócios, no mercado de refrigeração e conservação de frutas, começou a explorar-se o mercado de maçãs nos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde proliferou as empresas dedicadas a cultura e comercialização das maçãs. Conquistou-se assim, participação de destaque neste mercado, e a Mebrafe começou a ser reconhecida e dessa forma a partir da década de 90, ampliou suas atividades para os mercados de carnes, sucos, fábricas de gelo e outros mercados que necessitavam de refrigeração. Sempre explorando o mercado externo, com mais ênfase na América do Sul.

Atualmente, a Mebrafe conta com duas unidades Fabris, sendo uma com 13.000 m² de área total, e 6.000 m² de área construída e outra unidade com 4.500 m² de área construída e 15.000 m² de área total, as duas unidades localizadas em Caxias do Sul - RS, empregando 170 funcionários diretos e 40 terceirizados que trabalham exclusivamente para a Mebrafe.

Linha do tempo

1981 - 2021


1981 a 1989: Mebrafe se destacou no mercado de bebidas e começou uma trajetória ascendente no mercado de maçãs, no final desta década estava consolidada nestes dois segmentos, exportando também equipamentos e instalações 'chave na mão' para países como Uruguai, Argentina e Peru.

1990 a 1999: Iniciou suas vendas de equipamentos e instalações para indústrias de Carnes, Pesca, Gelo. Enfrentou neste período, uma concorrência forte com empresas de grande porte com as quais disputavam o mesmo mercado. Aos poucos a Mebrafe foi se adequando e conseguiu entrar nesses mercados. Neste período aperfeiçoou a fabricação de evaporadores de aço galvanizado e começou a exportar para o Chile, Equador e Bolívia.

2000 a 2009: Durante esta década a empresa vislumbrou que podia ser um concorrente forte no mercado de refrigeração e iniciou seus investimentos em tecnologia e marketing.
Em 2006, começou a fabricar a linha de evaporadores com serpentinas de inox / alumínio e alumínio / alumínio. Neste mesmo período todos os equipamentos passaram por um estudo de design e foram sendo remodelados e adaptados, acompanhando as exigências do mercado.
Incorporou em sua carteira de clientes importantes empresas do setor cárnico. Iniciando neste período fornecer equipamentos para países da América central, com destaque para Cuba, onde foram efetivados importantes negócios.
A Mebrafe iniciou também, neste mesmo período, o fornecimento de equipamentos para o Paraguai.

2010 até hoje: Período de expansão e crescimento da empresa, como consequência conquistou muitos novos clientes, contando com o auxílio e dedicação de todos os funcionários buscando sempre a excelência e o aprendizado constante.
Investiu fortemente em novos maquinários e ferramentas, permitindo assim a melhoraria no padrão de qualidade dos produtos e agilidade em sua linha de produção.

Lançamentos em destaque com grande aceitação no mercado:
No ano de 2012 foram instalados os primeiros RETMACs (Resfriadores tubulares Mebrafe de água para chillers) para as indústrias avícolas.
Em 2014, a empresa instalou o primeiro Túnel continuo Mebrafe – TCM, túnel tipo 'cartoon-freezer' com uma série de vantagens em relação aos túneis do mercado. A nova solução apresentou grande aceitação na indústria avícola, frigoríficas bovinos e plantas de abate de suínos, no Brasil e na América do Sul.
No ano de 2018 foi instalado o primeiro Túnel Helicoidal Mebrafe – THM, equipamento tipo 'giro freezer' com uma tecnologia única na América do sul. Este equipamento não possui tambor giratório para arraste da esteira. O THM utiliza tração positiva diretamente na esteira.
Durante o ano de 2019 foram instalados os primeiros túneis THM com dupla esteira. Este giro freezer tem o mesmo princípio de funcionamento que o túnel de uma esteira, com tração positiva. Seu diferencial é que trabalha com duas esteiras que podem girar em rotações diferentes e ajustáveis de maneiras distintas e independentes. Isso permite congelar simultaneamente, com economia de energia e de tempo, dois produtos distintos, que demandem diferentes tempos de congelamento.
No ano de 2020 iniciamos uma parceria na produção e comercialização de fabricadores de gelo e periféricos, com a empresa chinesa 'Snowman'.

Ainda neste mesmo período foram incorporados em nossa linha de produção:
- Uma máquina rebordeadeira para tornear diretamente o colarinho dos ventiladores em os gabinetes dos evaporadores;
- Uma nova puncionadeira de alta produção;
- Uma linha automática para processamento dos tubos em rolos para fabricação dos evaporadores;
- Uma máquina automática para produção de curvas para evaporadores;
- Uma nova máquina automática para solda com arco submerso, permitindo soldar tanques com diâmetro de até 2.500 mm;
- Uma linha completa de fabricação automatizada para serpentinas de condensadores de aço inox;
- Uma nova máquina de corte laser, que entrará em operação em janeiro de 2021.

Nesta década, a Mebrafe abriu novos mercados no exterior, atendendo clientes em países como Egito, Índia, Indonésia, Nigéria, Tailândia e Vietnã.

VÍDEO INSTITUCIONAL


Diferenciais

Alta confiabilidade dos equipamentos, devido aos materiais empregados, aliada aos projetos dedicados a cada equipamento e engenharia de desenvolvimento. Produto em constante feedback , engenharia de aplicação própria (obras) e clientes buscando constante aperfeiçoamento dos equipamentos.

Dispõe de equipe de projetos para aplicação e desenvolvimento dos produtos, bem como avanços tecnológicos.

Produz equipamentos de alto desempenho com elevada eficiência e baixo consumo de energia.

Dispõe de um setor técnico comercial para compreender, apresentar e ofertar de maneira mais rápida e eficiente possível, a melhor solução para cada cliente.

A maior linha de produto e soluções do mercado de refrigeração industrial latino-americana.

Política Ambiental

A Mebrafe utiliza materiais e técnicas de fabricação que não agridem o ambiente, apresentando, por exemplo, soluções que permitem reduzir utilização da galvanização a fogo em determinados equipamentos, substituindo o processo com técnicas e materiais de maior rendimento energético, peso reduzido e menos agressivo à natureza. A empresa trabalha com a reciclagem dos materiais e resíduos de fabricação dos equipamentos.

Além disso, busca constantemente aperfeiçoar seu processo produtivo, visando gerar o menor desperdício dos materiais de fabricação e empregar de maneira crescente a utilização de motores de alto rendimento, com reduzido consumo de energia elétrica nível e ruído decorrente.